Dicas para empreendedoras do ramo de Serviços, Festas, Artesanatos e Buffet.
Você não tem noção?
O que sabemos sobre rede social vem da era primitiva quando as pessoas se organizavam para caçar. Hoje, as Mídias Sociais permitem compartilhamento de informações, opiniões, vendas de produtos e serviços. Você pode ter contato com gente que nunca vai conhecer pessoalmente e ainda assim ter familiaridade.
Dessa forma, levando em conta nossas pesquisas e experiência, oferecemos essas dicas:
1- Troca de energia. Fazer parte de uma rede social é coisa fundamental para seu negócio (ainda que você não goste). Uma não existe sem a outra. Não misture assuntos particulares com profissional. Tenha perfil com a cara de seu serviço, produto, e se desenvolva nesse sentido. Muito importante! Quando receber uma avaliação desfavorável (se ocorrer), considere sua defesa como profissional que dispôs de materiais, tempo, investimento, para oferecer o melhor dentro do que foi contratado. Seja firme, não dura. Seja racional, não sensível por demais.
Mas, sabemos que "falar é fácil!"
2- Muita informação! No post anterior comentamos sobre Vitrine Virtual. A imagem que a cliente encontra na internet quando te procura. No Facebook você pode criar álbum e formar catálogo de seus produtos e serviços. Você pode ter uma galeria de fotos interessantes no Instagram e Pinterest. Pense como se a cliente estivesse passando na calçada e ficou interessada em algo que chamou atenção em sua loja.
Seja interessante!
3- O que você precisa, o que quer, o que espera de si mesma? - Nossa quanta pergunta! Mas, pense, o quanto essas questões podem desenvolver sua maneira de pensar e de estar no mundo. As dificuldades que você está passando, os desafios diários que encontra... transforme-os nessas questões. Os obstáculos podem servir como aprendizado e geralmente pode ser bom no final. Todavia, precisamos compreendê-los e se tivermos que sair de nossa zona de conforto, então que seja!
Procure se informar sobre seu ramo. Faça cursos para aperfeiçoar suas habilidades. Assista vídeos, tutoriais, que possam enriquecer seus conhecimentos. Faça também o inverso disso tudo: Ensine, informe, envie vídeos ajudando as pessoas a melhorarem seus negócios!
4- Você ainda tá nessa? Não dá para acompanhar tudo, porém é preciso seguir em frente! Imagina, quando você pensa que está dominando um programa, uma rede social, tudo é atualizado e acumula mais coisas para aprender. Não se canse atoa! Procure saber aquilo que é necessário para criar seus posts e deixá-los lindos e interessantes. Procure tutoriais com ideias criativas e cativantes (no Youtube tem bastante). Você também precisa de atualização!
5- Você sumiu!? Não inicie uma conversa dessa maneira. Pense em uma abordagem mais assertiva com suas clientes. Pode não ser tarefa tão simples, porém, ninguém deveria conhecer suas clientes melhor que você, “só que não.”
Você que deve desenvolver capacidade de se relacionar profissionalmente. Assim, procure manter contato e isso requer adquirir o contato.
Fuja da lista: “ela só lembra de mim quando quer vender as coisas”. A sugestão é demonstrar interesse pelos posts de suas clientes sem, no entanto, mergulhar na intimidade. Íntima de mais é roupa! Mantenha sua clientes informadas de suas publicações.
As vezes são as pequenas atitudes que fazem diferença, como por exemplo: uma mensagem de aniversário, um brinde pela compra e até divulgação dos elogios (depoimentos) que você recebeu. Avaliação social ajuda muito e pode até colaborar para defesa de seu negócio.
No próximo post, mais dicas pra você!
Firme e forte! E até mais!
Casa 3 Atelie
Comments