"Pegue e Monte", "Festa na Caixa", se trata de um tipo específico de serviço que envolve várias profissionais do ramo de Festas e Eventos. Então, vamos falar sobre acervo, apresentação, precificação e parcerias acerca dessa atividade que dá muito trabalho.
O que vamos compartilhar com vocês faz parte de nossa experiência e pesquisa no site do SEBRAE. Primeiro vamos conversar sobre suas coisas, seu estoque e acervo, que são patrimônio e devem ser valorizados. Depois, como montar uma "vitrine virtual". Na sequência, falaremos um pouco sobre precificação, divulgação e parcerias assertivas.
MEU PRECIOSO "pegue e monte". O cliente retira o que contratou previamente no local (sua casa por ex.) e depois devolve. Dessa maneira fique atenta para quatro questões fundamentais: Escolha, Limpeza, Reforma e Fotografia. Assim, você poderá criar sua Vitrine Virtual.
a- Escolha itens que chamem atenção, que tenham preço atraente, mas, que você sabe que podem ou não ser danificados no processo de retirada e devolução dos clientes (as vezes pode acontecer). É bom refletir que a crise passará e quando o mercado a duras penas normalizar seria bacana dispor de peças e produtos exclusivos. Entretanto, sobreviver é mais importante!
b- "Beleza se põe na mesa". Limpe bandejas, pedestais, acessórios, florais. Tem que sair bem na foto! Capiche? Quando acontecer de algum item não estar cem por cento, comunique a cliente e recomende que ela faça higienização no local.
c- Reforma já! A coisa tá descascando, com buraco, não para em pé, com manchas, amarelada. Pense primeiro que saber reformar com criatividade e baixo custo pode ser melhor que comprar novo. Veja os materiais que tem a sua disposição e mãos a obra!
d- VITRINE VIRTUAL. Use o melhor recurso que puder para fotografar (celular ou câmera). Limpe as lentes, mas tome cuidado para não arranhar. A luz do dia é ótima! Iluminação com lâmpadas também ficam boas, mas controle o excesso e os focos de sombreamento para evitar contrastes intensos.
Fundos com cores sólidas, uniformes, ajudam a destacar o objeto principal. Procure os melhores ângulos. Recomendamos tirar foto de cima, frente e laterais. Flores artificiais, plantinhas como suculentas e enfeites podem valorizar a cena. Aprenda usar recursos de desfoque e edição nos aplicativos, pois são ferramentas valiosas para seu marketing.
Quanto vale o Show
Precificar pode ser uma tarefa cruel. Você reduz seu preço ao máximo possível e descobre que tem na concorrência criaturas que cobram mais barato que tu. É fogo!
O lucro tem que ser justo, correspondente a qualidade e serviço oferecido. Implica ainda aquisição de materiais e mão de obra. Leve em conta esses fatores antes de pensar em nivelar seu preço com a concorrência. Vale a pena? É o que precisa se perguntar para não se arrepender.
Enquanto a crise durar uma redução de preço poderá ser atraente para suas clientes. Porém vai com calma! Lá na frente pode ficar difícil corrigir seus valores sem perder parte de sua clientela.
Considere as variáveis, todavia artesanato poderá ser cobrado com base na regra de três, ou seja, 3 vezes seu próprio valor. Ex. Custou R$30 para confeccionar, preço de venda R$90.
Quem você é ?
Conhecer-se mais como empreendedora pode alavancar seu negócio. Tudo o que é compartilhado nas redes, desde a apresentação, maneira como oferta, como se comunica com seus clientes, o conjunto disso representa você. Seu carisma, educação, paciência fazem parte do contexto da divulgação de seu produto.
Estabeleça contato pelas redes sociais. Facebook, WatsApp, Instagram, Pinterest, Youtube e E-mail. Foque em uma que de maneira geral rende mais para você. Publique fotos de seus produtos, sem misturar com coisas pessoais. Chame atenção de sua clientela com posts diários.
Plataformas como Wix permitem criar seu site, lindo, fácil e com versão gratuita. Aproveite!
E aí parça?
Junte forças. A Casa 3 Atelie gosta de parcerias. Nosso foco é artesanato, decoração e Gestão de Pequenos Negócios. Contudo Buffet, Doces, Personalizados e Brinquedos são oferecidos pelas parceiras. A cliente pode pegar tudo em um só lugar com preço promocional para pacotes oferecidos conforme a quantidade de pessoas.
Estamos em quarentena, as festas serão mais intimistas e familiares. Nesse sentido a oferta de produtos é para pequenos grupos que se reunirão em seus lares. Vale a pena dizer! Seja organizada, saiba trabalhar com contrato. Pense no que vai dizer e esteja atenta aos detalhes. Parceria tem que ser responsável!
Que bom que você leu tudim!!!
Um abração, bejão, sem contaminação!
Até mais! Tchau tchau
Casa 3 Atelie
Comments