The good place – “O Bom Lugar” – é uma serie da Netflix. Resolvemos (a pedidos de alguns seguidores) comentar alguma coisa e indicar “pra vós todos, caros mortais” o que temos assistido.
De maneira, talvez não consciente, fugimos das palavras inferno, demônio, diabo, quando se refere a nossa própria sorte ou de nossa família. Lembra um pouco aquela coisa de Harry Potter onde o nome de Lord Voldemort não poderia ser pronunciado. No entanto, muitas pessoas sentem-se satisfeitas de mandar alguém pro inferno, ou sangrar Jesus (pois o sangue de Cristo tem poder) quando lhe convém.
De certa forma, já vivemos numa fantasia quando acreditamos (como acreditamos) em céu, inferno e paraíso. No ano 1472, antes mesmo de Cabral, Dante Alighieri escreveu “A Divina Comédia” que é dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Essa obra está inserida no imaginário popular, nas igrejas e nos cantos mais escondidos de sua psiquê. Acredite ou não!
O que a série da Netflix e a obra de Dante tem em comum vem da palavra comédia: para Dante, comédia apresenta sentido de “o bom final” e para o seriado da Netflix chama-se “o bom lugar”. A alegoria, a fantasia, a imaginação nos escritos de Dante falam sobre as fraquezas e tentações da vida cotidiana. No seriado, as coisas boas que o ser humano fez em vida devem somar pontos que poderão dar o direito (da alma) ir para o “céu” ou "inferno" depois da morte.
Nos dias atuais, vemos a fantasia, a imaginação, deturpadas pelo medo, pois tudo isso se refere a nossos instintos primitivos. Medo do desconhecido, insegurança, merecimento (meritocracia). Temos medo, sobretudo, por não saber...
O que permeia a série é o fato de que ninguém chega lá por apenas seu próprio esforço. O que nos chamou atenção, pois a princípio achávamos que seria uma comédia besteirol, mas ficamos surpresos.
O cenário é lindo, tem muita química entre os atores e o enredo nos leva bem até um emocionante final. Gostamos! Foi divertido, fez a gente conversar sobre essas coisas e passar um momento bacana em família. É isso pessoal!
Aquele abraço, que é só seu! Se cuida!
> Casa 3 Atelie
Imagens by Pixabay
Artists:
Tumisu |Public Domain Pictures | Satish Arti Sans
Free Photos | Truth Seeker 08 | 5540867
Comments